sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Bauhaus, Pós-modernidade e Cibercultura

Com o advento do modernismo, novas maneiras de “pensar” começaram a surgir, os artistas estavam em busca de coisas novas. Com isso surgiram muitos movimentos modernos, que tinham como proposta apresentar “o diferente” à sociedade, a fim de causar mudanças. Dentre os vários movimentos, surgiu a escola de bauhaus, que impulsionou a idéia modernista.
De maneira geral a bauhaus, não pretendia criar um estilo próprio,com o foco na arquitetura, eles pregavam pela funcionalidade e pela facilidade de produção.
Mas as idéias não permaneceram apenas na arquitetura, as áreas de design ganharam muitos benefícios principalmente na área de produto.



Na segunda metade do séc. XX com o desenvolvimento de novas tecnologias onde cada vez ficou mais fácil adquirir bens de consumo e a produção passou a ser em larga escala para atender o público em massa, o indivíduo passou a ser visto como consumidor, surgia aí a “Pós- modernidade”, mudanças gerais desde as artes até na tecnologia, e que se alastra por todos os lados e meios, sem saber se é uma forma de decadência ou se é um renascimento cultural.


No ambiente pós-moderno a informação e a comunicação, é o que representa a realidade para o homem, que vieram ampliar e acelerar a circulação das mensagens através dos livros, jornais, cinema, rádio, TV e internet, principalmente a internet, que com o avanço da tecnologia, a informação está cada vez mais ao alcance de todos em tempo real, e das mais diversas formas, onde qualquer um pode produzir e veicular o que quiser. A essa evolução tecnológica denominou-se de cibercultura, que rompe com modelos convencionais e ainda está em evolução, tudo o que se tem hoje é só uma amostra do que ainda está por vir.Espero poder aprender e levar conhecimento a muitos companheiros de profissão através deste novo modelo tecnológico. Até mais...



Nenhum comentário:

Postar um comentário