sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Art Nouveau - Antoni Placid Gaudí

Considerado a personalidade mais importante do modernismo catalão, ramo do movimento Art Nouveau, que integrava a arte, a arquitetura e a natureza; o espanhol Antoni Gaudí, estudou na Escola de Arquitetura de Barcelona, onde dedicou toda sua vida à arquitetura.
Gaudí desenvolveu um estilo próprio, projetou edifícios com formas e estruturas complexas, dando à aparência de um objeto natural conformando completamente com as leis da natureza. Em suas obras destacaram-se:


Casa Vicens (1878-1880)




Palau Güell (1885-1889)
Colegio de Santa Maria de Jesús (1889-1894), Santa Coloma de Cervelló (1898-1915), Casa Calvet (1899-1904), Casa Batlló (1905-1907), Casa Milà (1905-1907), Parc Güell (1900-1914) e Sagrada Familia (1899-1926).
Postado por: Maísa Rozendo

Alphonse Maria Mucha





Alphonse Maria Mucha foi dos maiores ilustradores do Art Nouveau, seu estilo foi marcado por formas curvilíneas, quase sempre com a figura de mulheres joviais muito bonitas, rodeadas por elementos naturais. Suas composições são marcantes, com cores muito agradáveis e harmoniosas. Mucha produziu pinturas, cartazes, anúncios e ilustrações, desenhos de jóias, cenários de teatro tornando- se um incrível artista do Art Nouveau.


Autumn 1896

Summer 1896

Postado por: Ricardo Fontes

Charles Rennie - artista principal de "Os Quatro"




Charles Rennie, natural da escócia, foi arquiteto e designer, que se baseou na tradição de seu país, juntando elementos japoneses e de Art Nouveau.
Baseou-se nas obras de outros artitas que influenciaram os movimentos de vanguarda do continente.
Sua noteriedade é alcançada, em um primeiro momento, quando um grupo de pintores chamado de os Glasgow Boys, composto por J. Guthrie , J. Lavery, E. A. Walton, expuseram suas obras em Londres, em 1890.
Poucos anos mais tarde, no seio da Escola de Arte de Glasgow, forma-se um grupo de artistas com interesses mais amplos, arquitetos e pintores, decoradores.ão conhecidos também como “ Os Quatro” e freqüentemente trabalhavam em conjunto.
Charles Rennie Mackintosh, o mais inteligente deles, é contratado em 1890 como desenhista na firma de arquitetura Honeyman & Keppie; quatro anos mais tarde, torna-se sócio da mesma e ali trabalha ate 1913; enquanto isso “Os Quatro” expõem em Londres na mostra de Arts and Crafts de 1896 e Mackintosh consegue em 1897 os primeiros encargos importantes como projetista independente : a nova Escola de Arte de Glasgow, contruída entre 1898 e 1899, e ampliada de 1907 a 1909, e os primeiros salões de chá para a senhorita Cranston.
Nessas obras, Mackintosh oferece uma interpretação nova e fascinante do repertório Art Nouveau: arabescos lineares das decorações à Beardsley são usados como meio para a qualificação espacial dos ambientes; um relacionamento novo, mais direto, é estabelecido entre a ossatura mural, freqüentemente maciça e disposta em ângulo reto, e os acréscimos em madeira ou em metal, dobrados com uma fantasia gráfica encantadora.
Logo depois, expondo seus móveis na Secessão de Viena em 1900 e na Exposição Internacional de Turim, em 1901, Mackintosh adquire subitamente fama europeia. Em 1901, o editor alemão A. Koch organiza um concurso para o projeto de uma casa para um amante da arte que é vencido por Baillie Scott, mas os desenhos de Mackintosh, publicados juntamente com os demais, em 1902, são os mais discutidos e comentados. Nesse ínterim, ele constrói duas villas nos arredores de Glasgow, uma das quais, chamada Hill House, tendo sido conservada com uma boa parte dos móveis e objetos, é o principal documento do gosto de Mackintosh na decoração doméstica, uma vez que quase todas as suas outras arrumações foram dispersadas.
Portado por: Laert dos Santos

Eliseu Visconti




Eliseu Visconti


Influenciado pelo estilo Art nouveau (arte nova) Eliseu d'Angelo Visconti, artista italo-brasileiro considerado um dos mais importantes artistas brasileiros, foi um dos pioneiros do design no Brasil. Foi Visconti quem trilhou os primeiros passos do desenho aplicado às indústrias e as artes gráficas. Paralelamente a sua produtiva e louvada carreira como pintor, Visconti produziu selos, cartazes, projetos de pratos e de jarros para serem executados em cerâmica, vitrais, marchetaria, luminárias, estamparia de tecidos e papel de parede, dando os primeiros passos para o surgimento de uma profissão décadas mais tarde - o designer.



Trigal – Eliseu Visconti

Luminária


Postado por Janaína Medeiros